contato@falandodecondominio.com.br

Conta pool ou conta individual?

Gestão de Condomínio

Todo condomínio conta com recursos para sua administração e pagamento das despesas comuns. Esses recursos são provenientes dos condôminos, desta forma, devem ser muito bem administrados, por se tratar de bem comum. Existem dois sistemas bancários para se administrar os recursos: conta pool ou individual.

Na conta pool, a administradora deposita os recebimentos de todos os condomínios que administra em uma única conta. Já a conta individual, como o próprio nome diz, é específica para um só condomínio.

Alguns especialistas ressaltam que a conta pool exige muito mais atenção da administradora, uma vez que é mais difícil de controlar, já que os recursos são misturados entre os diversos empreendimentos.

Vale ressaltar que esse tipo de conta compartilhada tem respaldo no Código Civil, pois se o condomínio for lesado, pode procurar a justiça e requerer o que está estipulado no contrato de prestação de serviço.

A chamada conta pool pode favorecer, por descontrole, por exemplo, o equívoco de um pagamento de um condomínio ser feito com recursos de outro condomínio, o que é conhecido como “pedalada”.

De acordo com especialistas, isso pode gerar confusão e fazer com que a conta não feche mais. A conta individual não permite esse tipo de erro e ainda oferece melhores condições para a análise dos recursos e mais clareza na prestação de contas. Os moradores devem avaliar muito bem entre as duas formas de administração dos recursos do condomínio.

Redação Portal

Redator

Acesse meu perfil

COMPARTILHE

Assine nosso newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades e promoções.