contato@falandodecondominio.com.br

Corte de gastos pode prejudicar o condomínio?

Gestão de Condomínio
Corte de gastos é uma prática bastante comum em empresas, famílias e até condomínios que precisam otimizar melhor seus recursos para eliminar aqueles custos que estejam pesando no orçamento. Porém, essa economia deve ter seus prós e contras muito bem avaliados e deve ser implantada de maneira muito bem planejada para que nenhuma área fique prejudicada. Nos condomínios, por exemplo, o corte de custos mal feito pode acarretar em uma série de consequências que trarão problemas futuros para o síndico e para os próprios moradores. Por isso, neste artigo vamos trazer informações valiosas que você deverá considerar na hora de executar o plano de economia aí no seu condomínio.   

Exemplos de cortes de gastos e os reflexos nos serviços

Ao buscar alternativas que ajudem no corte de gastos do condomínio, é importante adotar soluções inteligentes e que realmente trarão economia no decorrer dos meses. Um exemplo muito comum é economizar ao máximo em produtos de limpeza sem analisar de fato a qualidade. Na maioria das vezes compensa mais investir em produtos realmente bons e instruir os funcionários sobre a maneira correta de usá-los.  Em muitas situações, os condomínios possuem muito mais funcionários do que realmente precisam (se analisarmos o tamanho do empreendimento, por exemplo). Serviços de elevadores e jardinagem, por exemplo, podem ser contratados apenas em situações casuais e de real necessidade.  Outra solução que tem ajudado muitos condomínios no corte de gastos e a economizar é a substituição da portaria convencional, pela portaria remota. Caso você ainda não conheça muito bem essa modalidade, confira o nosso artigo.  

Resultados a longo prazo de um corte de gastos

Nem sempre o corte de gastos trará economia imediata. Na verdade, em algumas ocasiões ele requer até um certo investimento em soluções mais inteligentes e econômicas para que no futuro, a saúde financeira do condomínio agradeça. 
  • Investir em um sistema de captação de água da chuva representa uma economia de 25% na conta de água. Saiba mais aqui
  • Substituir as lâmpadas convencionais por lâmpadas de led com sensor de movimento, ajudam a reduzir a conta de luz em até 90%.Confira o comparativo
  • Quantos funcionários o seu condomínio mantém na portaria para que ela funcione 24h por dia todos os dias? Com a substituição pela portaria remota, a economia poderá chegar em até 80%. 
.

Como fazer um corte de gastos efetivo

Revise todos os gastos do condomínio

O primeiro passo para definir corte de custos no seu condomínio é identificar os “vilões” do orçamento, ou seja, aqueles gastos que estão que estão em excesso.  Mas, o ideal mesmo é revisar todos os gastos mensais que o condomínio tem para você conseguir ter ideias de alternativas para baratear os custos.   Falamos um pouco sobre esse assunto no artigo Crise requer análise de gastos no condomínio. Não deixe de conferir.   

Renegocie preços ou procure novos fornecedores

Fornecedores que oferecem serviços e produtos de altíssima qualidade, geralmente, não são os mais baratos. Então, você pode tentar negociar preços ou pacotes de serviços mais econômicos. Essa revisão também é uma ótima oportunidade para você avaliar outros fornecedores. quem sabe você não encontra a mesma qualidade por um preço um pouco menor? Porém, fique muito atento e avalie vários orçamentos e, principalmente, o histórico de outros clientes. Afinal, o barato pode sair muito caro.   

Conscientize e engaje moradores e colaboradores

Conscientizar e engajar moradores e colaboradores é um passo importante da etapa de corte de custos no condomínio. Isso porque se todos cuidarem muito bem dos espaços comuns e preservarem o patrimônio (que é de todos), haverá muita economia com manutenções de reparo/ consertos e isso, com certeza, também refletirá na taxa condominial. Além disso, os moradores e funcionários também podem contribuir evitando desperdício dos recursos naturais (energia elétrica, água e gás), o que gera bastante impacto nas contas que chegam no fim do mês. Aproveite esse tópico e descubra as vantagens de individualizar o gás do condomínio Antes de tomar qualquer iniciativa de corte de gastos, convoque uma assembleia para apontar todos os gastos do condomínio e o seu plano de economia para que todos estejam cientes das medidas propostas e votem a favor ou não. Ideias e novas soluções, quando discutidas em conjunto tem tudo para dar certo e trazer muitos benefício a todos. Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!

Redação Portal

Redator

Acesse meu perfil

COMPARTILHE

Assine nosso newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades e promoções.