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Grupo de WhatsApp em condomínios: como utilizar?

Gestão de Condomínio

O WhatsApp é a plataforma de comunicação mais utilizada pelos brasileiros. Só aqui no Brasil, o software reúne mais de 120 milhões de usuários ativos mensalmente. Há quem ame e quem o odeie, mas a verdade é que por oferecer praticidade e rapidez, o whatsapp conquistou pessoas de todas as idades e de diversos ambientes sendo usado até mesmo para fins corporativos ou administração de condomínios.

Todos os condomínios precisam de ferramentas para se comunicar constantemente com seus moradores em relação aos mais diversos assuntos que permeiam a rotina deles. O ideal é que o condomínio tenha um aplicativo próprio para concentrar todas as informações e comunicados oficiais em um lugar seguro e de fácil de consultar, e os grupos de WhatsApp em condomínios seja usado de maneira complementar.

Benefícios de ter um grupo de WhatsApp em condomínio

Apesar de ser mais recomendado que o seu condomínio tenha um portal ou canal oficial para se comunicar com os moradores, não significa que seu condomínio não possa ter um grupo no Whatsapp. Pelo contrário, se forem usados da maneira correta, os grupos são muito úteis para reforçar comunicados que foram enviados por e-mail ou passar recados urgentes de última hora, por exemplo. 

Outro benefício de utilizar o WhatsApp como meio de comunicação  entre os moradores é que eles se tornam mais ativos e participativos nas tomadas de decisões e nas resoluções dos problemas do condomínio.

No entanto, é preciso seguir algumas recomendações para que o objetivo principal da ferramenta não se perca em meio a tantos outros itens compartilhados. Confira as dicas que separamos para que o WhatsApp seja usado de maneira adequada no seu condomínio.

3 dicas de como você pode utilizar o grupo de  WhatsApp na gestão de condomínios

1 - Crie uma conta no WhatsApp Business

O WhatsApp Business foi desenvolvido para ajudar empresas a usarem a plataforma de forma  profissional. Oferece funcionalidades como programar mensagens automáticas, responder aos  moradores no momento em que enviam mensagens e fora do horário comercial e configurar com informação sobre a empresa.

Além de ser grátis, outra vantagem da versão Business do Whatsapp é que é possível criar uma conta com um número fixo, assim, o síndico não precisa usar o próprio celular para gerenciar o grupo. 

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2 - Estabeleça regras para o grupo de WhatsApp do seu condomínio

Para que o grupo de Whatsapp seja usado sempre de maneira séria e organizada, é importante que sejam estabelecidas algumas regras e diretrizes para o bom uso da ferramenta por todos os moradores. Segue um exemplo: 

Diretrizes para o uso do grupo de WhatsApp no condomínio:

  • Esse grupo foi criado exclusivamente para nos comunicarmos a respeito de problemas, sugestões, elogios e críticas do condomínio.
  • Apenas deseje “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite” quando for escrever algo no grupo. 
  • Posts que fogem dos assuntos pertinentes ao condomínio estão proibidos. Portanto, não publique memes, notícias, vídeos, conteúdos relacionados à política, futebol ou religião. 
  • Cuidado com o uso das palavras. Acusações, xingamentos, ofensas ou críticas sem fundamentos poderão ser usadas como prova em uma possível ação judicial.
  • Tem algum assunto urgente ou crítico para tratar? Entre em contato diretamente com o síndico.

3 - Utilize listas de transmissão para comunicados importantes

Quando precisar passar algum recado mais sério ou com um alto grau de importância, utilize o recurso do WhatsApp chamado “lista de transmissão”.

Na lista de transmissão, o síndico seleciona todos os contatos que deverão receber as informações e as transmite de uma vez só, mas cada morador recebe a mensagem individualmente. 

Como evitar que grupos de WhatsApp em condomínios gerem problemas jurídicos 

Quando o condomínio opta por ter um grupo no WhatsApp, é muito importante que esse grupo seja mediado pelo síndico para que o objetivo principal da ferramenta não seja esquecido pelos moradores. É importante que o síndico reforce periodicamente as regras de utilização para que nenhum morador faça alguma gafe ou infrinja as diretrizes. 

Mesmo com todos esses cuidados, o síndico ou qualquer outro morador pode virar alvo de injúrias ou críticas infundadas no grupo do condomínio. Além de causarem constrangimento, essas atitudes podem ser consideradas crimes. 

Por isso, é importante que todos os moradores sejam conscientizados constantemente a respeito dos crimes de calúnia, injúria e difamação e quais as penalidades. O condomínio também deve reforçar a importância do respeito mútuo e incentivar a solução de problemas através de conversas pessoais civilizadas. 

Gostou do tema? Compartilhe nas suas redes sociais e caso tenha alguma outra dúvida sobre condomínio, não deixe de escrever pra gente.

Redação Portal

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