contato@falandodecondominio.com.br

Não descuide da manutenção dos playgrounds

Gestão de Condomínio

Uma boa área de lazer e um playground para as crianças agrega valor a qualquer condomínio. Atualmente, muitos investidores valorizam esse tipo de infraestrutura, que atende muito bem às famílias.

Entretanto, os administradores de condomínio devem estar atentos aos brinquedos e equipamentos que compõem a área de lazer e o playground, realizando a manutenção periódica.

É fundamental que a área de lazer seja bem cuidada, atenda às normas técnicas e conte com boas regras de uso. O artigo 1.348 do Código Civil, estabelece que cabe ao síndico "diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns". Ou seja, em caso de um acidente causado por negligência na manutenção, o síndico pode ser responsabilizado.

Algumas orientações na utilização do local podem ajudar. Por isso, devem constar regras de uso, que devem estar afixadas em local visível. É importante que haja acompanhamento de um adulto para o uso do playground.

Ebook: Dicas para manter uma boa convivência em condomínio

Deve ser estabelecido um horário para uso, para que seja possível realizar a limpeza e manutenção dos equipamentos. Deve-se solicitar que não sejam levados alimentos para o local, evitando a incidência de insetos.

Vale lembrar que é fundamental que as regras de utilização do playground sejam aprovadas em assembleia. Se o regulamento interno for parte da convenção, o quórum necessário é de dois terços dos condôminos. Se não, basta maioria simples para aprovar o conjunto de regras.

Os cuidados com o playground e área de lazer devem estar na lista de tarefas de manutenção executa diariamente. É fundamental fazer, além da limpeza, uma boa observação dos equipamentos.

Durante a inspeção dos brinquedos, deve-se verificar se há parafusos soltos ou sem proteção, presença de ferrugem, atentar para a manutenção dos espaços do brinquedo, além de partes com tinta solta. É importante verificar os parafusos, encaixes, apertos e se os brinquedos estão chumbados de maneira adequada. Tudo isso contribui para dar mais segurança às crianças, bem como para a durabilidade dos brinquedos.

A norma 16.071, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN), estabelece que o playground deve ter livro de inspeção e inspeções devem ser diárias, semanais e mensais e os brinquedos devem estar separados por pelo menos 1,30m. Qualquer defeito no brinquedo deve ser comunicado ao zelador ou ao corpo diretivo do condomínio, e a interdição deverá ser imediata, caso verificada alguma irregularidade, até a correção do problema.

A durabilidade dos brinquedos varia conforme o material: os de plástico devem durar, em média, três anos, já os de plástico com estrutura metálica são mais resistentes, duram entre 15 e 20 anos.

Redação Portal

Redator

Acesse meu perfil

COMPARTILHE

Assine nosso newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades e promoções.