contato@falandodecondominio.com.br

O coronavírus pode ficar até 24 horas vivo no papel

Gestão de Condomínio

Um estudo publicado na revista científica "New England Journal of Medicine" (fonte G1) afirma que o CORONAVÍRUS consegue sobreviver até 3 dias em algumas superfícies.
A sobrevida do CORONAVÍRUS na superfície papel é de até 24 horas, conforme estudo realizado por cientistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), da Universidade da Califórnia, de Los Angeles e de Princeton.
Os papéis que circulam pelo condomínio passam por diversas mãos e podem estar contaminados.
Como mitigar os riscos advindos do manuseio de papel nos condomínios?

Ebook - Dicas para manter uma boa convivência em condomínio

Dicas para eliminar o contato com papel no condomínio:

  • Boleto - Elimine com toda segurança financeira e de sua saúde, a utilização de boleto papel, com medidas simples, eles aparecem diretamente dentro de sua conta-corrente. Para isso, abra seu Internet Banking e opte pelo DDA (Débito Direto Autorizado). É seguro, é rápido e protege a sua saúde e de sua família. Também existe a opção de receber o boleto por e-mail, basta você solicitar para o Síndico. Aproveite para fazer o mesmo com as mensalidades escolares, faculdade, plano de saúde, compras parceladas, etc.
  • Notas Fiscais de Mercadoria - A NFe de mercadoria já é eletrônica, o papel que chega ao condomínio é o DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica). Então, opte por utilizar o documento eletrônico, pois o papel não tem mais utilidade ou necessidade. Elimine também o canhoto de recibo da NFe, pois a SEFAZ já tem mecanismo para fazer isso de forma eletrônica, chamado MANIFESTAÇÃO DO DESTINATÁRIO.
  • Notas Fiscais de Serviço - Esse tipo de nota ainda não está no estágio da NFe, mas a grande maioria dos fornecedores de serviço já emitem esses documentos por meio eletrônico. Então, entre em contato com os fornecedores do condomínio e solicite que estes documentos sejam encaminhados por e-mail. Opte para dar o recebido também por e-mail.
  • Correspondências - Esse item não tem como ser eliminado. Mas é possível adotar providências para mitigar os riscos. Pegue a correspondência, deposite em um lugar seguro no seu apartamento e deixe-a em quarentena por 24 horas. Leve para o apartamento só o que for de fato importante.
  • Remessa de documentos por malote - Em alguns condomínios ainda é utilizado o malote para o encaminhamento dos documentos fiscais e contábeis para a administradora. Esse é um modelo da década de 80 quando iniciou a automação através do computador. Então, caso isso ainda seja uma prática no seu condomínio aproveite a oportunidade para substituir esse modelo por outro, onde essa troca seja feita por um meio eletrônico. Não tenha medo, os bancos já eliminaram essa prática há mais de 20 anos.
  • Faturas de Concessionárias - Opte pelo débito automático, mas essa forma de pagamento necessita que você vá até um terminal de autoatendimento para confirmar. Então, acesse o portal da concessionária para baixar a fatura e aproveite para configurar o recebimento das próximas no seu e-mail.

Essas foram algumas sugestões para diminuir o uso de papel na sua administração, enviadas pelo time Moviva.

Você tem outras sugestões? Nos envie.
Obrigado pela sua atenção.

Redação Portal

Redator

Acesse meu perfil

COMPARTILHE

Assine nosso newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades e promoções.