contato@falandodecondominio.com.br

O paisagismo valoriza o imóvel

Gestão de Condomínio
Um jardim bonito e bem cuidado valoriza o imóvel. Desta forma, o paisagismo deve constar, como qualquer outro item, da lista da manutenção periódica do condomínio. Além da valorização do imóvel, o paisagismo traz beleza, aconchego, bem-estar e qualidade de vida aos moradores.
Para ter um jardim bonito, defina a periodicidade de manutenção. O síndico deve definir se o condomínio irá contratar um profissional para essa função ou se o trabalho será executado por um funcionário. Essa definição deve levar em conta o tamanho do jardim e o tempo necessário para esse trabalho. A questão do investimento também deve ser levada em conta, considerando a necessidade de um profissional, reposição de espécies, poda e até mesmo a rega, que poderá ser diária.
Um dos itens mais importantes na manutenção é a rega. Não deixe de observar, por exemplo, a reação da planta à periodicidade das regas. E quando se fala em comportamento das plantas é importante entender que nas estações em que há mais sol haverá uma necessidade de água muito maior que no inverno.
Outro ponto importante é a qualidade da terra. Nesse ponto, o trabalho de um profissional pode ser importante. O síndico deve considerar a contratação de um profissional para prestar a adubação principal, que ocorre entre três e quatro vezes no ano, para ter uma melhor relação entre custo-benefício.
Pequenas ações de manutenção, que podem ser realizadas pelos funcionários do condomínio, podem dar bons resultados. É o caso de eliminar rapidamente as ervas daninhas que podem prejudicar o crescimento das plantas. Deve-se ficar atento também às podas de galhos caídos ou doentes, que podem prejudicar as demais espécies.
A escolha das espécies deve levar em consideração o local, a incidência de sol, entre outras. É importante evitar a colocação de plantas que podem ser tóxicas para evitar que animais e crianças fiquem expostas a esse tipo de intoxicação acidental.
O trabalho de manutenção profissional de jardins de condomínio muda conforme as estações. Na primavera e no verão, por exemplo, o principal cuidado a ser tomado está no controle de pragas que tendem a se proliferar com calor e umidade. Já o outono consiste no período mais propenso à limpeza de canteiros e excesso de folhas. Adubações químicas também devem ser feitas aproveitando o clima mais ameno.

Redação Portal

Redator

Acesse meu perfil

COMPARTILHE

Assine nosso newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades e promoções.