contato@falandodecondominio.com.br

Piscina requer cuidados para evitar acidentes

Gestão de Condomínio
Recentemente, o dono de um hotel na Região Sul do Brasil foi indiciado por homicídio culposo pela morte de uma menina na piscina do estabelecimento. O cabelo da criança ficou preso no ralo no fundo da piscina.
Incidentes como esse são divulgados com certa frequência pelos meios de comunicação e vale sempre reforçar a importância de manter a segurança nas piscinas dos condomínios.
Se por um lado é muito importante que o condomínio garanta a segurança das instalações da piscina e da balneabilidade da água, por outro é muito importante que todos zelem por sua segurança. É necessário que sempre sejam todas as precauções necessárias antes de usá-la, seja checando sua profundidade ou se os sistemas de filtração e de bombas estão acionadas. Também deve ser verificado onde ficam  os pontos de sucção, evitando deixar crianças sozinhas, mergulhos ou saltos ornamentais, entre outros.
Em relação ao comportamento preventivo, o Ibape/SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias em Engenharia de São Paulo), recomenda que as informações aos banhistas devam ser dispostas em local e tamanho visíveis, inclusive com ilustrações compreensivas a analfabetos, contemplando advertências e orientações ao comportamento responsável e defensivo na piscina.
Ebook: Dicas para manter uma boa convivência em condomínio
Segundo a Diretora do Ibape/SP e engenheira civil Rejane Saute Berezovsky, um dos cuidados da inspeção preventiva é em relação ao risco de sucção, que se dá pelo sistema de drenagem e tratamento da água do tanque, disposto abaixo da linha d’água, o que possibilita ao banhista o risco prender os cabelos, além de membros do corpo, objetos e joias, sob risco de morte. "Recomendamos o uso de tampas antiaprisionamento ou tampas não bloqueáveis, que cubram o dreno de fundo, como consta na cartilha de Inspeção Predial – equipamentos e espaços de lazer".
"O recomendável é procurar um profissional habilitado para executar uma inspeção predial e apontar as medidas necessárias em cada local do condomínio. E após essa medida, o gestor condominial precisa estar atento a todos os quesitos citados e realização da manutenção contínua", declara a engenheira Rejane Berezovsky.
A cartilha é gratuita e pode ser adquirida em no site do IBAPE http://www.ibape-sp.org.br.

Redação Portal

Redator

Acesse meu perfil

COMPARTILHE

Assine nosso newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades e promoções.