contato@falandodecondominio.com.br

Portaria remota é alternativa barata para os condomínios

Gestão de Condomínio

Portaria remota é alternativa barata

A administração dos recursos de um condomínio faz parte das responsabilidades do síndico, logo, ele precisa estar sempre atento ás novas soluções disponíveis no mercado que oferecem o melhor custo-benefício para todos.

Com a crise mundial do coronavírus e as recomendações da Organização Mundial da Saúde, por exemplo, o síndico precisará atuar com bastante agilidade para buscar alternativas que vão reforçar os esforços e cuidados para que o vírus não chegue e se espalhe pelo condomínio. 

Logo, a portaria remota passou a ser uma opção ainda mais relevante para os condomínios, pois além de oferecer segurança de um jeito muito mais tecnológico e moderno, é possível  ajudar na prevenção da doença, já que moradores e funcionários não precisariam ter contato com outras pessoas ao entrarem.



Checklist para síndicos e condomínios
Nome*
Nome *
Email*
Email *
Telefone*
+55 
Você é:*
1 + 4 = ?
1 + 4 = ?
Baixe aqui
 
should_not_change
Gerenciar um condomínio exige monitorar constantemente uma série de itens relacionados ao operacional, às manutenções preventivas e ao quadro de pessoal.

Portaria remota é eficiente

De fato, a portaria remota é uma alternativa barata e eficiente para grande parte dos condomínios com até 80 apartamentos e tem sido muito procurada por quem pretende economizar sem perder a garantia de segurança no seu lar. 

Através de um sistema eficiente que controla entrada e saída e ainda traz relatórios mensais com todas as informações de pessoas externas que acessaram o condomínio, moradores terão a tranquilidade de viver num lugar monitorado à distância 24h por dia e 7 dias por semana.

Como funciona a portaria remota?

A portaria remota, como o próprio nome sugere, funciona praticamente como uma portaria convencional, porém à distância. Ela gerencia a segurança do condomínio, assim como entrada e saída de moradores, prestadores de serviço e visitantes e, ainda, monitora o condomínio, 24h por dia, todos os dias da semana, agindo quando necessário e em tempo real.

O sistema é totalmente ‘online’ e na portaria do condomínio é instalado um interfone interligado a uma central de monitoramento, que pode estar a quilômetros de distância do prédio.

O acesso dos moradores é feito por identificação biométrica ou facial, senha ou chaveiro igual uma tag, em tempo real. Em contrapartida, o acesso de visitas o sistema funciona como uma portaria tradicional, o visitante aciona o interfone e é atendido pela central de monitoramento.

Se você deseja entender melhor as diferenças entre portaria remota, virtual e eletrônica, continue a leitura!

Como calcular o investimento?

Para implantar a tecnologia de portaria remota, o condomínio terá que fazer um investimento inicial com equipamentos como câmeras, biometrias, campainhas e com a instalação. Já os custos com a portaria remota pode variar entre R$ 4.500,00 a R$ 7.000,00 mensais (dependendo da região). 

A princípio, os condôminos podem até se assustar com esses valores  mensais, mas quando colocarem no papel a economia que o condomínio fará ao substituir a portaria remota , através da contratação de porteiros, perceberão que a portaria remota é uma alternativa barata e o custo-benefício pode ser de alto valor para o condomínio. 

Outros benefícios da portaria remota: 

Além de reduzir significativamente os custos do condomínio, a portaria remota apresenta outros benefícios como: assistência, 24h por dia todos os dias da semana, registro de entrada e saída, redução das tentativas de invasão, etc. 

Em contrapartida, uma redução dos gastos previstos que o condomínio tem com a contratação e  possíveis  processos trabalhistas.

Outro diferencial desta portaria é que ela realiza um registro detalhado de todas as entradas e saídas, assim seu condomínio ficará resguardado com informações valiosas para utilizar como medida de prevenção e até mesmo em causas judiciais, se for necessário. 

Portanto, se o condomínio não quiser dispensar totalmente o serviço de um porteiro, poderá optar pela portaria remota apenas no período noturno, quando o fluxo de entrada e saída é menor. Essa é uma boa opção para quem quer testar a funcionalidade do serviço antes de fazer a substituição por completo. 

Como contratar uma empresa de portaria remota para o seu condomínio?

Caso o síndico tenha interesse em implantar a portaria remota no seu condomínio, ele deverá procurar se informar sobre as melhores empresas do mercado e solicitar 3 orçamentos de pelo menos 3 projetos personalizados com detalhes do serviço e previsão de custos, em geral, para apresentar na pauta da assembleia.

No entanto, a decisão deverá ser tomada em conjunto através de votação e, caso a maioria dos moradores aprove a contratação, o síndico poderá prosseguir com a contratação conforme a descrição do contrato.

Por se tratar de um assunto muito delicado e importante para a segurança de todos, ele deverá ter em mente que precisará contratar uma empresa séria e bastante competente. 

É importante ressaltar novamente que a portaria remota é a solução perfeita para condomínios com até 80 apartamentos e que apresentam apenas uma entrada, visto que a empresa contratada tenha um total controle sobre os acessos do prédio. 

Para complementar sua leitura leia o artigo como avaliar a melhor empresa de portaria remota.

Gostou do assunto? Em nosso blog tem muitos outros artigos relacionados a esse tema. Confira! 

Redação Portal

Redator

Acesse meu perfil

COMPARTILHE

Assine nosso newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades e promoções.