contato@falandodecondominio.com.br

Prepare-se para a temporada de verão

Gestão de Condomínio
 Está começando o período mais esperado do ano: as férias de Verão. E os condomínios devem se preparar para garantir que todos os serviços estejam funcionando a contento para atender a maior demanda desta época do ano.
Os condomínios localizados nas cidades litorâneas receberão um maior fluxo de usuários e os que estão fora da área balneária, embora fiquem mais tranquilos nessa época, exigem cuidados uma vez que muitas unidades ficam fechadas.
Uma dica dos especialistas é manter uma agenda anual de manutenção organizada e atualizada, assim serão evitados imprevistos que podem causar problemas. A agenda de manutenção deve ser rigorosamente seguida também no período das férias, garantindo o funcionamento de equipamentos e a realização de todos os serviços.
Manutenção:
- As crianças ocupam mais as áreas de lazer, assim providencie uma inspeção do playground, que deve ser realizada por uma pessoa habilitada, como dispõe a norma NBR nº 14.350.
- Providencie uma manutenção preventiva nos filtros e equipamentos da piscina, incluindo também os ralos antissucção e botão de pânico.
- Mantenha as portas corta-fogo sempre fechadas e sem obstruções e faça uma revisão no sistema de alarme de incêndio e luzes de emergência.
- Faça a limpeza das caixas d’água e cisternas e verifique o funcionamento das bombas d’água, já que no verão são mais comuns os problemas de desabastecimento de água.
- Providencie a dedetização das áreas comuns e limpeza as caixas de gordura antecipadamente.
- Aumente os cuidados de limpeza nos locais onde é acondicionado o lixo e evite a infestação de baratas e outros insetos.
Ebook: Dicas para manter uma boa convivência em condomínio
Segurança
- É importante lembrar que o condomínio precisa estar seguro tanto para os moradores que estão viajando quanto para os que permanecem no prédio, portanto, a atenção deve ser incrementada no período da noite e nas entradas de acesso ao prédio. Os únicos que devem ter acesso facilitado são os moradores. Prestadores de serviços, amigos e parentes devem ter regras para entrada.
- Confira se as câmeras de vigilância estão todas funcionando e, se necessário, planeje uma manutenção no sistema de videomonitoramento.
- Verifique o funcionamento de portões, portas ou fechaduras com defeito.
- Nesta época do ano não é recomendável dar férias para os funcionários, já que eles conhecem a rotina do condomínio, sabem quem são os moradores e podem auxiliar a manter o prédio mais seguro.
- A orientação aos condôminos é que, ao sair dos apartamentos por um tempo maior, fechem o registro de gás, de água e desliguem os disjuntores de energia elétrica.
Aluguéis de verão
- Nos condomínios com apartamentos para aluguel de verão é importante que o síndico tenha controle sobre os apartamentos. Tenha um cadastro dos inquilinos temporários com informações, como: RG, CPF, placa do carro, número de pessoas autorizadas a acessar o condomínio e imobiliária ou corretor responsável pela locação.
- Dê atenção especial aos elevadores, já que são bastante exigidos na temporada. Não permita a superlotação de pessoas, especialmente com bagagens para evitar excesso de peso. Não permita que banhistas entrem molhados no equipamento. E lembre-se: crianças menores de 10 anos não devem entrar desacompanhadas no elevador
- Para garantir o cumprimento das regras por locatários e visitantes, afixe avisos nos murais e elevadores informando as principais normas do regulamento interno.

Redação Portal

Redator

Acesse meu perfil

COMPARTILHE

Assine nosso newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades e promoções.