contato@falandodecondominio.com.br

Conheça o Programa de Autorregulamentação da Administração de Condomínios

Gestão de Condomínio

O Programa de Autorregulamentação da Administração de Condomínios (PROAD) é um selo criado com o intuito de sinalizar a excelência na administração de condomínios.

O PROAD foi desenvolvido para ajudar o síndico a reconhecer com maior facilidade as administradoras boas. Afinal, como existem diversas empresas no mercado, não há um padrão de qualidade definido. Com isso, é possível encontrar empresas com serviços excelentes, e outras, nem tanto.

Siga com a leitura deste artigo e entenda melhor o que é o Programa de Autorregulamentação da Administração de Condomínios e como ele pode ajudar o trabalho do síndico!

O impacto da administradora no trabalho do síndico

Quem é síndico sabe que contar com parceiros e fornecedores de qualidade é fundamental para realizar uma boa gestão. 

Neste sentido, a contratação da administradora envolve inúmeras responsabilidades. Portanto, é preciso se certificar de que a empresa é transparente e cumpre com rigorosos critérios em suas tarefas.

Como a administradora auxilia o síndico, atividades importantes ficam sob sua gestão. Aqui, podemos citar tarefas como gerenciar os documentos, realizar orçamentos, emitir comunicados, entre outros. Ou seja, a administradora está envolvida em uma boa parte da gestão do condomínio.

Ainda, a administradora participa da gestão de recursos humanos, financeiros e jurídicos. 

Portanto, o síndico precisa ter muita segurança de que está contratando uma empresa séria. Afinal, um equívoco nesse momento pode resultar em sérias dores de cabeça para o condomínio. Além de responsabilidades jurídicas para o próprio síndico.

[Checklist] Para síndicos e condomínios

Como funciona o PROAD

O Programa de Autorregulamentação da Administração de Condomínios é realizado pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP) e pela AABIC. Ele avalia de forma criteriosa as administradoras e os condomínios para as quais elas prestam serviços.

Ao obedecer uma série de critérios e normas, a administradora é certificada com o selo. Além disso, todo o processo é auditado pelo Bureau Veritas, um grupo internacional fundado em 1828 e líder mundial em certificações.

Em outras palavras, o Programa de Autorregulamentação da Administração de Condomínios é um processo bastante criterioso. Dessa forma, apenas as administradoras realmente capazes são contempladas com o selo.

Requisitos para a certificação

Como falamos, a administradora precisa cumprir com uma série de requisitos para receber o selo do PROAD. Entre eles estão:

  • Atuação como administradora de condomínios por, pelo menos, cinco anos;
  • Capital social integralizado mínimo de R$ 200 mil no balanço patrimonial;
  • Associação à AABIC e Secovi-SP;
  • Não possuir ficha financeira negativa em bancos públicos ou privados e nem títulos protestados, incluindo os sócios e principais executivos;
  • Atender às exigências legais do segmento, especialmente aquelas envolvendo crimes contra patrimônio.

Ainda, o selo é válido por dois anos. Dessa forma, as administradoras de condomínio precisam passar pelo Programa de Autorregulamentação da Administração de Condomínios constantemente. E isso garante com que elas mantenham o padrão e a idoneidade nos serviços por mais tempo. 

Além disso, mesmo certificada, a administradora passará por um novo processo de auditoria do Bureau Veritas após um ano. No processo, é realizada uma manutenção da certificação.

Benefícios do programa para os condomínios

O Programa eleva os padrões de qualidade para que uma administradora preste os seus serviços. Com isso, todo o setor consegue aprimorar a sua atuação de uma forma geral.

Para os síndicos, o selo traz uma segurança maior a respeito da competência, transparência e credibilidade da administradora escolhida. Afinal, é preciso tomar muito cuidado para escolher uma empresa adequada, uma vez que estamos lidando com a segurança do condomínio.Para as administradoras, o Programa de Autorregulamentação da Administração de Condomínios também traz vantagens. Afinal, a certificação é uma forma de melhorar os serviços e ganhar mais destaque no mercado.

Redação Portal

Redator

Acesse meu perfil

COMPARTILHE

Assine nosso newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades e promoções.