contato@falandodecondominio.com.br

Utilizar água da chuva representa economia de 25% na conta

Gestão de Condomínio
A água é um recurso natural muito importante para a sobrevivência dos seres vivos e deve ser preservada. Diversas formas podem garantir a preservação do recurso e no condomínio uma excelente prática, que além de preservar, garante economia nos gastos, é o sistema de captação de água da chuva.
Trata-se de um sistema bem simples, formado por calhas no telhado do condomínio que capta a água de chuva até um reservatório, enterrado ou exposto. Geralmente é instalado um filtro para retirar o material mais grosso, como galho e folhas, e um segundo para retirar partículas menores, como insetos. Como não é água tradada, poderá ser utilizada para limpeza de pátio ou regar o jardim e também para uso nos vasos sanitários.
O gasto de água médio de um brasileiro é cerca de 160 litros de água por dia. Por ano, isso chega a 58.000 litros e por mês é em torno de 4.800 litros de água. Um condomínio pequeno, por exemplo, com 25 moradores, gastaria em torno de 120.000 litros de água por mês (baseado no consumo diário de 160 litros por pessoa).
Ebook: Dicas para manter uma boa convivência em condomínio
Com o sistema de captação de água da chuva, o consumo da água potável cairia de 120.000 litros para 91.200 litros. Na conta de água isso representaria uma economia de cerca de 25%. Em épocas mais chuvosas, o valor da conta cairia em até 30%. A conta de água representa, em média, 6% das despesas do condomínio.
Desta forma, além e fazer bem ao meio ambiente, a captação de água da chuva representa economia. O sistema é simples e em alguns casos, pode ser implantado por qualquer pessoas. Mas existem empresas especializadas que podem desenvolve um projeto específico para o condomínio.

Redação Portal

Redator

Acesse meu perfil

COMPARTILHE

Assine nosso newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades e promoções.