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NOVOS MORADORES em condomínio com PORTARIA REMOTA

Portaria

Portaria remota é uma forma mais moderna e eficiente de fazer portaria, que vem sendo cada vez mais implantada com sucesso nos condomínios do Brasil, entretanto, ainda está longe de ser unanimidade, provavelmente pela falta de conhecimento especializado e pela pouca divulgação dos casos em que foram instaladas com sucesso. 

Estima-se que hoje existam em torno de 15 mil portarias remotas operando no Brasil e que continuarão crescendo a uma taxa média mínima de 30% ao ano. 

Apesar do crescimento e seus comprovados benefícios em relação à segurança, controle de informação, economia gerada e valorização dos imóveis pela viabilização de benfeitorias com taxa condominial justa, a portaria remota ainda enfrenta desafios de adaptação cultural dos moradores. Imagine então este processo todo apresentado aos novos moradores do condomínio, pessoas que acabaram de se mudar para um condomínio com portaria remota. É fácil perceber que serão gerados “momentos de incertezas”, pois não se sabe se os mesmos concordarão com a visão de futuro do condomínio, se apoiarão as prioridades elencadas, se vão respeitar a estratégia e procedimentos de segurança (portaria) definidos, e pior, se terão preconceitos com a portaria remota.

Como especialistas focados em aprimorar continuamente essas tecnologias e serviços, estudamos e aprendemos com as experiências boas e  outras “não tão boas” de chegada de novos moradores, com atritos internos graves com a portaria remota, que levaram ao questionamento em assembleia e troca do fornecedor. Eventualmente as atitudes de síndicos e/ou conselheiros que insistiram em implantar suas crenças particulares sobre segurança e portaria remota, combinada com limitado conhecimento / falta de personalidade e argumentação crível do fornecedor vulnerável (pequeno) e escolhido pelo preço, criaram um desconforto e reações sucessivas e desgastantes, que o caminho político encontrado foi submeter o condomínio a mais uma troca de fornecedor versus “seguir o básico que funciona”, fazer “ajustes finos” e “colocar o trem nos trilhos”. 

Voltando ao tema da chegada de novos moradores em condomínio com portaria remota, além dos aspectos óbvios de disciplina de atualização cadastral (inclusão dos acessos  novos e remoção do ex-moradores, visitantes e prestadores regulares), consideramos imprescindível que o condomínio desenvolva um “Manual de Boas Vindas” para ser oficialmente entregue (protocolado) aos novos moradores, lhes comunicando as políticas e procedimentos do condomínio, assim como o “decidido e aprovado” em assembleia, uma espécie de documento do “presente e futuro combinados”, de forma que o interesse coletivo seja preservado versus um individual e momentâneo desvio oriundo da chegada de novos moradores, e que eventualmente atrase a evolução da portaria remota do seu condomínio (https://falandodecondominio.com.br/como-a-portaria-remota-vai-evoluir🚀📈).

Alguns podem achar exagero da nossa parte recomendar um manual de boas vindas, até porque eventualmente vários condomínios permanecem com os mesmos moradores por muitos anos, porém mesmo os mais antigos moradores podem eventualmente acabar se esquecendo do combinado e dos conceitos por trás da decisão da Portaria Remota, por isso é melhor manter um manual atualizado e organizar plantões periódicos com seu parceiro de portaria remota, tratando o assunto como parte e continuidade de uma jornada de transformação do condomínio. 

Espero ter ajudado compartilhando as perspectivas acima. Suas contribuições à mim encaminhadas serão muito bem-vindas.

José Julio Pereira

Engenheiro

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