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QUANDO ERGUEMOS AGENDAS E BAIXAMOS OS LIVROS

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A DIMENSÃO DO TEMPO

"É cada vez mais difícil encontrar alguém que não se sinta sobrecarregado. Assumimos compromissos em excesso, nunca conseguimos dar conta de todo o trabalho que temos a fazer, não nos dedicamos à família e muito menos a nós mesmos. Temos a sensação de que as 24 horas do dia não são suficientes para realizarmos todas as nossas tarefas." - Christian Barbosa.

Com a tecnologia cada vez mais presente, smartphones sofisticados, aplicativos interessantes, ferramentas inteligentes, inteligência artificial, é estimulante administrar um número maior de informação. No conceito "atual", estar conectado na rede e antenado às informações ao redor do mundo, torna-se requisito mínimo para a "socialização" digital.

Mas o que exatamente estamos construindo? Quando olhamos os nossos compromissos do mês, do semestre ou do ano, qual o percentual de tempo estamos investindo no que realmente importa?

"No conceito "atual", estar conectado na rede e antenado as informações ao redor do mundo, torna-se requisito mínimo para a "socialização" digital." - André Tavares

RETORNANDO AOS FUNDAMENTOS

Muito do que fazemos se refere às relações humanas, sobre como alcançar as pessoas, engajar os nossos times, superar ou encantar o cliente. Tudo o que lemos e estudamos nos leva a fazer mais com menos, mas será que a incessante busca pela excelência está ofuscando os nossos olhos para os fundamentos?

QUANDO ERGUEMOS AS AGENDAS

Quem já não se deparou com um funcionário que não conhece o síndico? ou talvez aquele que não sabe o que fazer quando falta a energia? Não vou nem perguntar sobre o que fazer se houver um princípio de incêndio. Com um pouco mais de convicção, ouso afirmar que as agendas estão cheias de tarefas, projetos, checklist e ao chegar no condomínio vemos uma "função" e com o olhar contaminado esquecemos que atrás do uniforme há uma pessoa. Você está bem? Como estão seus filhos? Perguntas simples, que talvez mude o dia de trabalho do seu assistente.

BAIXAMOS OS LIVROS

De acordo com a 17ª edição da Pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil 2022-2023 (Integração Escola de Negócios e ABT - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) o setor de comércio acumulou em média 13 (treze) horas de treinamento/ano por colaborador, comparado ao número de HHT (Hora Homem Trabalhada) - de 1936 horas, o resultado é de 0,00671 - menos de 1% de horas de treinamento em mão de obra.

Outro dado alarmante é que dificilmente encontramos uma linha na previsão orçamentária do condomínio destinada a investimento em treinamento de pessoal. Este panorama nos chama a atenção para qual destino estamos levando o nosso "navio"? Nós queremos o que mesmo? Sorriso no rosto dos funcionários? pessoas engajadas para a execução dos trabalhos? comprometimento com as atividades da agenda? serviços técnicos executados com qualidade? Mas eu já pago o salário em dia! Me desculpe se expus seu pensamento. A realidade deste cenário também apresenta síndicos, sem preparo para lidar com os desafios da gestão, carentes de conhecimento e fundamentos.

"Mas por isto o condomínio possui uma administradora!" - me perdoe mas uma vez se vi a sua nudez. Inerente ao trabalho do síndico está o poder de decisão, independente da assessoria recebida, que sempre lhe caberá, acompanhada de riscos, que a atividade lhe imputa.

"O resultado deste comportamento talvez seja o motivo pelo qual nossas agendas estão com pautas voltadas a área do comportamento e desempenho humano." - André Tavares

AGREGANDO VALOR

Se este artigo fez um pequeno raio X da sua gestão como síndico, a boa notícia é que sempre temos a oportunidade e o tempo para iniciar ou recomeçar. Iniciativas como o PQC - Programa de Qualificação Condominial apresentam caminhos para qualificar gestores e funcionários no conhecimento de base do funcionamento dos condomínios. Além disto, tenha sempre em mente que as ações de qualificação são como o movimento do leme de um navio, ou seja, ações realizadas agora que irão refletir em movimentos futuros. O resultado de criar uma cultura positiva aos objetivos da organização trará pessoas mais engajadas com a gestão do condomínio, aumento de produtividade, satisfação profissional, melhora da qualidade do trabalho, retenção de talentos, estímulo do trabalho em equipe, aumento da motivação dos funcionários, ou seja, o desenvolvimento de um bom clima organizacional. Que possamos traduzir a frase "os funcionários são o ativo mais importante", em ações práticas e não sejamos enganados QUANDO ERGUEMOS AS AGENDAS E BAIXAMOS OS LIVROS.

 

Por: André Tavares

André Tavares

CEO R&H Soluções Inovadoras

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